NOTÍCIAS

05-MAR-2023

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

#Jurídico POR TRANSPARÊNCIA 05 DE MARÇO DE 2023

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#ShowsArtisticos Há 161 dia(s)

Tradicional Festa do Padroeiro Santo Antônio do Bonito (Shows Artísticos 2024)

Transparência e Programaçãoda da Tradicional Festa do Padroeiro Santo Antônio de Bonito de Santa Fé - PB.

#LeiAldirBlanc2 Há 192 dia(s)

Convite - Oitiva de Execução da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB)

Artistas e Fazedores de Cultura

#Administração Há 1 ano(s)

Situação de Emergência Declarada devido às Estiagens Severas

DECRETO MUNICIPAL Nº 047/2023, DE 17/11/2023

#LeiPauloGustavo Há 1 ano(s)

Convite - Ocifinas Audiovisuais de Elaboração de Projetos da Lei Paulo Gustavo (08 e 09/11/2023)

É com satisfação que convidamos a todos para participarem das oficinas audiovisuais prog [...]

#AssistênciaSocial Há 1 ano(s)

Resolução Nº 04/2023/CMDCA - PROJETO BONITO É SER DIFERENTE

Resolução Nº04/2023/CMDCA Dispõe sobre o PROJETO BONITO É SER DIFERENTE do Fundo Mun [...]

#LeiPauloGustavo Há 1 ano(s)

Convite - Oficina de Elaboração de Projetos da Lei Paulo Gustavo (19/10/2023)

Tema: Oficina de Elaboração de Projetos da Lei Paulo Gustavo Data: 19/10/2023 Horário [...]

#LeiPauloGustavo Há 1 ano(s)

EDITAL 002/2023 "DR. SINVAL TIMÓTEO" PROJETOS ARTÍSTICO-CULTURAIS (LPG-2023)

ESTE EDITAL VISA PROMOVER O FOMENTO DE 22 PROJETOS ARTÍSTICO-CULTURAIS

#LeiPauloGustavo Há 1 ano(s)

EDITAL 001/2023 "ANTÔNIO GLADSTONE" - AUDIOVISUAL - Lei Paulo Gustavo (LPG-2023)

SELEÇÃO DE 21 PROJETOS DE AUDIOVISUAL, TIPO: VIDEOCLIPE, MINIDOCS E CURTA METRAGEM

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito